O Zumbido é um sintoma e não uma causa. Está relacionado à percepção de um som , mesmo na ausência de um estímulo sonoro externo. Ele pode se manifestar de diferentes maneiras. Alguns exemplos de sons de Zumbido são: sons de apito, cachoeira, panela de pressão, pulsátil, contínuo, intermitente, sons de batidas de coração, asas de borboleta, podendo ser sons de baixa frequência ( graves) ou de altas frequências (agudos).
Segundo dados da OMS, 278 milhões de pessoas tem zumbido. Isso significa 15% da população mundial. Sendo que desses 15% com zumbido – 85 a 96% tem perda auditiva e 8 a 10% tem Zumbido e audição normal.
As possíveis causas do Zumbido estão relacionadas a problemas, como: auditivos, metabólicos, musculares, vasculares, erros alimentares e somatossensorial.
Geralmente o zumbido pode estar acompanhado de alguma hipersensibilidade auditiva, ou seja uma intolerância a sons externos, que podem ser classificadas em:
Na Audicare , realizamos todos os exames audiológicos que são indispensáveis ao diagnóstico, tratamento do zumbido e das hipersensibilidades auditivas.
É importante ressaltar, que cada caso, tem suas particularidades e que nem sempre é possível realizar toda a bateria de exames para todos os pacientes. Toda avaliação audiológica é realizada em um estúdio amplo com 100% de isolamento acústico, aclimatizado, que proporciona maior precisão diagnóstica e pleno conforto ao paciente.
Av. do Ultramar, 193 – 1° andar – Sala 1J | Cascais – Portugal | CEP 2750 506 | tel: +351 911 160 096 | audicare@audicare.pt