Serviços

Avaliação do Zumbido e Hipersensibilidades Auditivas

O Zumbido é um sintoma e não uma causa.  Está relacionado à percepção de um som , mesmo na ausência de um estímulo sonoro externo. Ele pode se manifestar de diferentes maneiras. Alguns exemplos de sons de Zumbido são: sons de apito, cachoeira, panela de pressão, pulsátil, contínuo, intermitente, sons de batidas de coração, asas de borboleta, podendo ser sons de baixa frequência ( graves) ou de altas frequências (agudos).

Segundo dados da OMS, 278 milhões de pessoas tem zumbido. Isso significa 15% da população mundial. Sendo que desses 15% com zumbido – 85 a 96% tem perda auditiva e 8 a 10% tem Zumbido e audição normal.

As possíveis causas do Zumbido estão relacionadas a problemas, como: auditivos, metabólicos, musculares, vasculares, erros alimentares e somatossensorial.

Geralmente o zumbido pode estar acompanhado de alguma hipersensibilidade auditiva, ou seja uma intolerância a sons externos, que podem ser classificadas em:

  1. Hiperacusia: paciente apresenta desconforto a baixas intensidades
  2. Misofonia: paciente apresenta aversão a sons específicos, geralmente baixos e repetitivos, que desencadeiam forte desconforto.
  3. Fonofobia: paciente apresenta medo de se expor aos sons, antes de alcançar o nível de desconforto.
  4. Recrutamento: pacientes com perda auditiva com lesão das células ciliadas externas. Apresenta desconforto desproporcional ao aumento da intensidade do som

Na Audicare , realizamos todos os exames audiológicos que são indispensáveis ao diagnóstico, tratamento do zumbido e das hipersensibilidades auditivas.

  • Audiometria tonal (250Hz a 8kHz)
  • Audiometria tonal de alta frequência (9kHz a 20kHz), ideal para músicos e profissionais de áudio
  • Logoaudiometria
  • Imitanciometria (timpanometria e pesquisa dos reflexos acústicos)
  • Avaliação do zumbido (Acufenometria) – medida psicoacústica do zumbido (mede a frequência e a intensidade do zumbido)
  • Avaliação do Campo Dinâmico da AudiçãoTestes de fala no silêncio e no ruídoEmissões Otoacústicas (transientes e produto de distorção)
  • Processamento Auditivo Central (opcional, dependendo de cada caso)- avaliação das habilidades auditivas centrais

É importante ressaltar, que cada caso, tem suas particularidades e que nem sempre é possível realizar toda a bateria de exames para todos os pacientes. Toda avaliação audiológica é realizada em um estúdio amplo com 100% de isolamento acústico, aclimatizado, que proporciona maior precisão diagnóstica e pleno conforto ao paciente.